quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Conclusão da Iniciação Tecnologica Robô Gladiador

Apesar das dificuldades que tivemos para fazer o carrinho funcionar, conseguimos fazer o 8 com ele e participar da competição do dia 31/10/2016. Vimos que forças como peso e atrito agem sobre o carrinho. Demonstrando a aplicação da física de maneira prática, que era o objetivo desta Iniciação Tecnológica.

Calculos

  • Corrente Elétrica
                i = 0,6 A
                V= 6V
                R = 10 ohwn

  • Movimento
                Vm = 0,44 m\s
                Am = 0,097m\s²

  • Forças        
               P = 3,087 kg
               Fat = 0,9261 N
               F = 3,087 N

Gastos totais

Segue anexo, a quantia media do valor gasto para a confecção do robô gladiador :

Sendo um gasto total de  R$ 75,80 aproximadamente.

Medidas do carrinho

Escudo - 12,7 cm
Diâmetro da roda traseira - 12 cm
Diâmetro da roda dianteira - 3,75 cm
Altura do carrinho - 13,8 cm
Ângulo do escudo - 105º
Ângulo parte dos motores - 31°
Largura e comprimento parte dos motores - 12,1 cm e 12,52 cm
Altura do chassi até os motores - 7,6 cm
Laterais do escudo - 7,4 cm e 8,3 cm
Chassi - 25 cm e 11,8 cm
Ângulo de inclinação entre parte dianteira e traseiro - 9°
Espetos - 10,1 cm

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Testes em sala de aula e Problemas

Foram realizados 3 testes na sala de aula, apresentando para o professor o desempenho do robô, tendo que realizar um tarefa mínima, que era a conclusão do numero 8 no chão. Porém o grupo não conseguiu concluir a tarefa perfeitamente.
Com o robô andando porem não conseguindo realizar a tarefa mínima.

No dia 28/10/2016 o integrante Gustavo Napoles, realizou algumas alterações no robô, sendo elas, a adaptação de mais um novo compartimento para pilhas, tendo 8 pilhas para o funcionamento e assim melhorar o desempenho de cada motor, tendo então conseguido realizar o teste do 8, como segue abaixo :



Dia 06/10/2016Confecção final do robô
Integrantes : Gustavo Napoles, N°11,Katarina Carrasco, N°23 ( Elétrica) Jessica Bueno, N°15, Nádia Abreu, N°31 (Mecânica)

Materiais Usados:
  • CD
  • Fita isolante
  • Eixo
Finalizando a construção do robô, unindo a parte elétrica com a parte mecânica, e realizando alguns ajustes, como no eixo onde serão colocados as rodas, nas dobradiças colocadas no chassi, e onde foram posicionados os apoios para o elástico.

Iniciação Tecnológica - Robô Gladiador

Dia 18/09/2016 - Confecção da parte elétrica do robô
Integrantes : Gustavo Napoles, N°11, Katarina Carrasco, N°23, Otto Monteiro, N° 32

 Materiais Usados :
  • Solda de Estanho e Chumbo
  • Chaves para controle do Robô
  • Fios para ligação entre as chaves e o motor
  • Caixa de óculos
  • Motores de 6V
No dia 18/09/2016 foi realizado a montagem inicial da parte elétrica, sendo que o motor foi conectado as chaves de controle através de fios soldados um no outro, e havendo uma conexão entre as chaves com os fios também soldados. Depois as chaves foram instaladas com o auxilio de um isopor.

Dia 30/09/2016 - Confecção da parte mecânica do robô
Integrantes : Jessica Bueno, N °15, Nádia Abreu, N °31, Paola Pierotti, N ° 33

Materiais Usados :
  • Acrílico 25 X 12
  • Rodinha frontal 6 X 2
  • Mola
  • Papelão branco em forma
  • Papelão marrom 3 X 3
No dia 30/09/2016 foi colocada a rodinha frontal com parafuso e uma mola para não ficar solta no chassi de acrílico. Depois foi cortado um papelão branco na frente para colocar os espetos. Após este procedimento, foi cortado mais papelão porém pequeno e marrom, colocando com cola quente no chassi e usando canudinho entre os papelões para que houvesse o encaixe.  

terça-feira, 28 de junho de 2016

Iniciação Tecnológica - Telefone de Latinha 

Conclusão

O telefone de latinha foi uma iniciação tecnológica que nosso professor realizou para demonstrar na prática o conceito de ondas. 

Vimos que o telefone de latinha produz ondas mecânicas longitudinais, já que, respectivamente, elas se propagam por um meio material e a direção de propagação é igual à direção de vibração. Também fomos "desafiados" e levar um telefone de latinha com algum tipo de iniciação tecnológica, então optamos por entrelaçar 3 linhas de crochê entre si, e isso melhorou a nitidez da voz ao ouvi-lá. Mesmo assim tivemos bastante dificuldade nos testes para passar as palavras ou frases que o professor pedia, mas fomos progredindo a cada teste, aumentando os nossos números de acertos. 

Nosso grupo trabalhou bastante em equipe, ainda mais por termos exatamente o número de integrantes que era preciso para realizar todos os testes tranquilamente(4), e isso fez com que todos fizessem algo no trabalho. 

Iniciação Tecnológica - Telefone de Latinha 

A construção de um telefone de latinha é bem simples, precisa somente de 3 coisas:
10 metros de barbante(ou o fio que você achar melhor)
2 latinhas(do material que você preferir)

Nós fizemos o telefone do primeiro teste com 2 latas de refrigerante - alumínio - como mostra a foto abaixo, e 10 metros de barbante.


Fizemos um furo nas latinhas com uma tesoura e depois passamos as duas pontas, uma pelo buraco de cada latinha e fizemos um nó, para que quando esticarmos ela ficar bem firme para as ondas sonoras passarem corretamente pelo fio, mas o telefone não deu certo e não conseguimos realizar o primeiro teste com êxito.

Então na semana seguinte da semana do primeiro teste, os integrantes do grupo se reuniram para construir e fazer teste de 3 tipos de telefone de latinha, como mostra a foto abaixo:


Fizemos um telefone com 2 latinhas de leite condensado(uma delas é a da direita na foto acima), e 10 metros de barbante; um com esse copo do Starbucks e uma latinha de milho(não está na foto) e 10 metros de três fios de crochê; o último fizemos com o 2 copinhos de plástico e 10 metros de barbante. 
Furamos as latinhas com um parafuso, por se tratar de metal e ser mais difícil de furar, então realizamos o mesmo processo com os fios que fizemos no primeiro telefone de latinha(dar quantos nós for necessário para que o fio não escape do furo e fique firme ao esticar).




No mesmo dia nós realizamos testes falando palavras aleatórias e todos os três funcionaram.



  • Inovação Tecnológica
A inovação tecnológica que foi utilizada na produção do talento de latinha foi o uso da linha de crochê que é mais resiste. Ao entrelaçar 3 linhas entre si, a nitidez da voz aumentou e a interferência externa diminuiu.


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Iniciação Tecnológica - Telefone de Latinha 

O telefone de latinha é um instrumento de corda, permitindo que nós usemos a fórmula que calcula a velocidade de propagação da onda na corda:


O que nos levou ao resultado desse cálculo para o nosso telefone de latinha, que foi: 
V = 0,00074766 m/s²


-> Referência da imagem:
http://ofisicoturista.blogspot.com.br/2014/08/ondas-unidimensionais-e-fenomenos.html



sábado, 18 de junho de 2016

Iniciação Tecnológica - Telefone de Latinha

Esse telefone de latinha foi construído com o objetivo de nós conseguirmos passar palavras e frases uns para os outros.


                 Testes em aula:

Fizemos ao todo quatro testes.

   - O primeiro foi efetuado no dia 29/04/16, e usamos o nosso primeiro telefone de latinha, que não funcionou.



Esse teste teve 3 fases. Na primeira fase tivemos que passar nomes de cidades do Vale do Paraíba, na segunda fase tivemos que passa nomes de Países na América do Sul, e no terceiro e último tivemos que passar nomes de professores do Colégio Idesa.
Não conseguimos efetuar nenhuma das fases com sucesso por causa do nosso primeiro telefone, as palavras não eram nítidas do outro lado. 


   - O segundo teste foi efetuado no dia 06/05/16, com um novo telefone de latinha.


Esse teste também teve 3 fases e tivemos que passar frases escolhidas pelo professor de nossa apostila de biologia. Na primeira fase só fizemos 1 ponto, já que quem estava escrevendo não colocou o acento em "glicídios¨, na segunda fase também só fizemos 1 ponto, já que não acertamos o a sigla da faculdade, e a última fase valia o dobro do número de palavras que acertássemos e nós acertamos 10, então fizemos 20 pontos. A soma das três fases totalizou 22 pontos ganhos no nosso placar.


- O terceiro teste foi efetuado no dia 20/05/16, com o mesmo telefone que usamos do segundo teste.


Esse terceiro teste, como os outros dois, também teve 3 fases e desta vez tivemos que passar frases da nossa apostila de física. Na primeira fase fizemos 3 pontos sem problemas, na segunda fase não fizemos nenhum ponto, já que a pessoa que ouviu não entendeu nitidamente o começo da frase e escreveu "Com o", deixando o resto no singular, ao invés de "São os", com o resto no plural; e nessa última também valia o dobro de número de palavras que acertássemos, e nós acertamos 11 palavras, então fizemos 22 pontos. A soma das três fases teve totalizou 25 pontos ganhos no nosso placar.

- O quarto e último teste que fizemos foi efetuado no dia 03/06/16, e também usamos o telefone de latinha do segundo e do terceiro teste.


Esse teste, diferentemente dos outros, teve 6 fases e desta vez o nosso professor trouxe frases prontas para nós passarmos. Na primeira fase fizemos apenas 1 ponto, porque em "astronomia" o A era maiúsculo; no segundo teste 3 pontos, porque erramos o resto da frase; na terceira fase valia o dobro e nós acertamos 6 palavras, ou seja, fizemos 12 pontos; na quarta fase fizemos apenas 1 ponto porque ao invés de escreverem "Powell" escreveram "Puwell"; na quinta fase valia o dobro e nós acertamos apenas 1 palavra, ou seja, 2 pontos porque escreveram a sigla errado; e a sexta e última fase nós não acertamos nada, porque o nome no cara na frase era extremamente difícil. A soma de todas essas fases teve um total de 19 pontos no nosso placar.




Iniciação Tecnológica - Eletroímã de Prego

O eletroímã foi construído com o objetivo de atrair o maior número de pregos possíveis.


Quando encostamos as duas pontas do fio nos dois polos da pilha, ela fornece uma energia que faz uma corrente correr pelo fio condutor enrolado no prego, formando assim um campo magnético semelhante ao de um ímã natural em volta do prego, e por isso que os clipes são atraídos para as suas pontas. 

                  Materiais:

Usamos fio de cobre, uma pilha de 1,5 volts e um prego de __ centímetros.

                  Como fazer:

Nós enrolamos o fio de cobre fazendo com que as espiras ficassem mais juntas na medida do possível e deixamos um espaço de 5 centímetros de fio, que vai do fio até as pontas que iriam ser conectadas à pilha.

                  Como a competição funcionou:

Os grupos deveriam chutar um número de quantos clipes o eletroímã de cada um iria levantar, se acertassem, ficariam com o dobro do número no placar; se não acertassem, ficariam com o número que eles levantaram no placar. 

O resultado da competição em sala foi:


Nosso grupo é o 7. Como mostra na foto da tabela acima, feita pelo professor em sala de aula, ficamos em sexto lugar no placar, ou seja, não fomos classificados para a final da competição que será entre os 5 melhores grupos de cada sala. 

 -> Bibliografia:

http://trabalhoeletroimadb.blogspot.com.br/
http://iniciacaotecnologica.blogspot.com.br/2016/03/eletroima-de-prego-idesa-2016.html


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Lei de Lenz

    
     A lei de Lenz é a corrente induzida tendo sentindo oposto ao sentido da variação do campo magnético onde foi gerado. Essa lei foi inventada pelo físico russo Heinrich Lenz e com esse experimento concluiu que:
    Com a diminuição do fluxo magnético, a corrente que existe, gera um campo magnético ao sentindo ao sentindo do fluxo magnético da fonte (sentindo horário) ou também pode existir na situação inversa, havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentindo do fluxo magnético da fonte (sentindo anti-horário).

   Ex: quando imã aproxima de uma espira surge uma corrente induzida por ele (quando ocorre esse fenômeno, o sentindo pode ser calculado pela regra de Ampere). Se fizemos essa situação ao contrário percebemos que a corrente atraída tem o sentindo igual do campo magnético do imã.    






Bibliografia: 

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Física Experimental

O Som e suas Características

Um som apresenta sempre 3 características que o distingue de outro som.

  • O Timbre - é a diferença entre, por exemplo, a onda sonora que cada instrumento musical faz ao tocar uma nota Dó.
  • A Altura - é a propriedade que nos permite distinguir os sons agudos dos sons graves; ela está diretamente relacionada com a frequência do som:
*Maior frequência = sons agudos (ou altos);
*Menor frequência = sons graves (ou baixos).
  • A Intensidade - está relacionada com a amplitude da onde sonora e com a quantidade de energia que a fonte sonora transmite ao meio de propagação do som (elas são proporcionais). 
*Maior a Intensidade Sonora = maior a Amplitude e maior a energia transmitida ao meio;
*Menor a Intensidade Sonora = menor a Amplitude e menor a energia transmitida ao meio.


Frequência de Vibração

A frequência da voz em um ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz:
  • Valores próximos de 1100 Hz correspondem aos sons agudos. Por exemplo, em um som com 1100 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 1100 vibrações completas a cada segundo.
  • Valores próximos de 85 Hz correspondem a sons graves. Por exemplo, em um som com 85 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 85 vibrações completas a cada segundo.
A frequência de vibração das pregas é de aproximadamente o dobro de ciclos por segundo em vozes:

*Femininas (200 Hz) - Voz feminina: voz de uma mulher de 26 anos, com frequência fundamental média de 193 Hz;

*Masculinas (100 Hz) - Voz masculina: voz de um homem de 24 anos, com frequência fundamental média de 104 Hz.

-> Referências:
http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_06.html
http://www.voz.fob.usp.br/do/Conteudo_View/42/anatomia_funcional/69/frequencia_de_vibracao/1

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Eletricidade: Corrente elétrica



   A eletricidade é um fenômeno da Física que estuda as cargas elétricas. Isso inclui alguns fenômenos famosos, como relâmpagos, eletricidades, estáticas e correntes elétricas em fios elétricos.
   Contudo vamos falar sobre correntes elétricas:
As corrente elétricas responsáveis pela eletricidade usada por nós.  A corrente é causada pela movimentação de elétrons por um condutor, porém é possível haver corrente por íons positivos e negativos em umas soluções em gases ionizados.   Assim a intensidade média da corrente elétrica em um condutor com o intervalo de tempo Δt, é apresentando como:
  •   I= Q/Δt

  A unidade comum usada é no SI, para medir, a intensidade da corrente em ampère (A). Representada por I, o fluxo das cargas de condução dentro de um material.



Bibliografia:     



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Isaac Newton

   Issac Newton era um cientista, químico, físico, mecânico e matemático, que trabalhavam junto com Leibniz na elaboração de calculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, mas qual se destacou foi à lei da gravidade. Nascido em 1643, mesmo da data da morte de Galileu Galilei (que era físico também), em uma cidade pequena na Inglaterra.
     O tio de Newton percebeu- se do talento diferente, onde convenceu a mãe de Newton a se matricular na escola em Cambridge. Conheceu a menina chamada Storey onde se apaixonou e acabaram ficando noivos antes de progredir no Trinity College. Tinha dezenove anos na época. Apesar de ter sido este primeiro e único amor da sua vida amorosa, ele deixou o trabalho em primeiro plano de vida e o deixou a vida amorosa para segundo plano.
      Newton era uma pessoa muito tranqüilo, dedicado ao trabalho, deixava de alimentar, às vezes deixava de dormi por conta do seu trabalho, conseqüentemente isso levou ao sucesso aos seus trabalhos, pelas pesquisas e investigações experimentais que tinha feito, dentre alguns trabalhos conhecidos que ele fez, podemos citar:
  1. Óptica:

  • Deflexão da luz em um campo gravitacional:
  • O fenômeno da polarização da luz:
  • Conversão de luz e matéria:

  1. 2 As três leis de Newton:

  • Todo corpo em estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado aquele estado por forças imprimidas sobre ele. É também conhecido como principio de inércia:
  • A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é impressa. É também conhecido como principio da dinâmica
  • A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou as ações mutuas de dois corpos um sobre o outro são sempre, iguais e dirigidas à parte opostas. É também conhecido como princípio da ação e reação.   


Os esforços de Newton na área de matemática e das ciências foram extradiordinárias, a maior obra foi para exposição ao sistema do mundo. Newton, que guardava para si as suas extradiordinarias descobertas foi convencido pelo seu amigo a compartilha seus pensamentos.                      


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Magnetismo

   

   Magnetismo são denominação associada aos fenômenos relacionados atração ou repulsão em determinados objetos matérias.  Em determinados corpo são chamados de irmãs.
  Todo ímã tem 2 regiões diferentes que influência magnética se manifesta com maior intensidade. Essas regiões têm um nome chamado de polos do ímã. Onde esses pólos possuem uma repreensão de outros ímãs, e são denominados Norte (N) e Sul (S). 
    Os ímãs e as cargas livres nos condutores transmitem uma corrente elétrica. Denominando pelo campo magnético à perturbação sofrida pelo espaço perto umas dessas fontes magnéticas. Ao encontrar um campo magnético em um meio é feita pela uma influência que exerce sobre uma bússola (prática do magnetismo foi encontrada pelos chineses) ou carga elétrica em movimento. Contudo, poderia dizer que a indução de campo magnético como a força que este exerce perpendicularmente sobre umas cargas encontradas de uma velocidade, também igual a um. Pode-se calcular esta relação em:
  • F = q v x B

  A diferente dos 2 pólos de um ímã nota-se quando as ações que os pólos de um ímã exercem sobre os pólos de outro ímã. Curiosamente, alguns pesquisadores resolveram quebrar um imã ao meio para separar os pólos logo notaram que ao quebrar um imã os pólos iniciais se conservam e no local onde foi quebrado se forma um pólo oposto.
   Para a Terra existe um gigantesco imã onde o pólo norte da Terra é o pólo sul magnético e o pólo sul o norte magnético, ou seja, a Terra é como um ímã gigantesco, cujos pólos magnéticos coincidem de modo aproximado com os de seu eixo de rotação.


Bibliografia: 

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Efeito Joule



Efeito Joule é condutor aquecido ao ser percorrido ao ser percorrido ao uma corrente elétrica onde ocorre uma transformação da corrente elétrica em corrente térmica.
Efeito Joule é um condutor é aquecido ao ser percorrido ao uma corrente elétrica onde ocorre uma transformação da corrente elétrica em corrente térmica.
Joule é uma lei de física que pode ser conhecido como efeito térmico, cujo nome Joule foi homenagem ao físico britânico James Prescott Joule (1818-1889) que havia descoberto este fenômeno.
A corrente elétrica é basicamente movimentação de ânions e cátions. Ao existir uma corrente elétrica as partículas que estão em movimento acabam colidindo com as outras partes do condutor que se encontra em repouso, causando uma excitação que por sua vez irá gerar um efeito de aquecimento. É assim que a energia elétrica passa para a energia térmica(calor).
Equipamentos elétricos também transformam parte da energia elétrica em energia térmica. Uma lâmpada incandescente, por exemplo, quando um resistor é aquecido pela passagem de uma corrente elétrica a ponto de emitir luz visível. Também podemos citar outros exemplos como as churrasqueiras elétricas, os fornos elétricos. Existem vários equipamentos que transformam energia elétrica em energia térmica.
Podemos fazer uma experiencia também que envolve a lei de joule, que seria:

  • Três pilhas grandes, um pouco de palha de aço e dois fios flexíveis. Colocando as três pilhas lado a lado e a palha de aço em um local seguro, pois pode ocorrer chamas. Encoste os dois fios na palha de aço, fechando o circuito liberando a passagem da corrente elétrica. Esta corrente elétrica aquece os fios e por serem muito finos, tornam-se incandescentes e pegam fogo.   



Bibliografia:
http://www.infoescola.com/fisica/efeito-joule/ (imagem)
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/efeitojoule.php
http://www.efeitojoule.com/2008/04/efeito-joule.html
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/efeito-joule.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Joule
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Iniciação Tecnológica - Cabo de Guerra Eletrostático

Nessa iniciação tecnológica houve uma competição entre os grupos da sala, em que cada um deveria usar uma bexiga e atritá-la para deixar ela carregada, assim, para cumprir com o objetivo, que era atrair uma latinha de refrigerante e tentar levá-la até a linha na qual o professor determinou na superfície plana de vidro.


*Nenhum membro de nosso grupo anotou o placar da competição, então não sei dizer em qual lugar nós ficamos, mas sei que não conseguimos atrair nenhuma vez a latinha até a a linha.

Referência da imagem -> peguei essa imagem do Blog do nosso professor de endereço:http://fisicaidesa3.blogspot.com.br/

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Curiosidade sobre telefone de latinha

Curiosidade de telefone de latinha:



Tudo começou como uma velha brincadeira de infância, onde as crianças pegavam duas latas depois de amarrar cada uma das extremidades de um barbante a duas latas diferentes onde uma dupla de amigos pode se comunicar simulando um telefone com fio.
Quando você fala uns dos lados do copo, o ar do interior faz com que ele vibre (som) fazendo que O fundo do copo acabe puxando e soltando o fundo do outro copo, que também acaba vibrando. Esse puxar e soltar gerará vibrações para dentro do segundo copo. Assim sendo, se outra pessoa colocar o ouvido próximo a ele, poderá escutar a voz de quem falou no outro copo.
Quando falamos algum ou emitimos algum tipo de som, o ar ondula ou vibra. Os nossos ouvidos captam as vibrações de som, ou ondas de som, e enviam-nas para o nosso cérebro. Só então ouvimos o som. Isso que ocorre quando falamos na latinha, ele faz vibrações para barbante (ele pode estar frouxo, pois as vibrações não são bem transmitidas) indo até o fundo do outro copo transmitindo o som.

Bibliografia:

quarta-feira, 30 de março de 2016

Iniciação Tecnológica - Eletroscópios

No dia 19 de fevereiro levamos os eletroscópios para a sala e fizemos as experiências pedidas:

=> Pêndulo:
  1. Atritar um objeto para ele ficar carregado, hipoteticamente, com cargas positivas e assim atrair as cargas contrárias, hipoteticamente negativas, do pêndulo . 
  2.  Após atritar o objeto encostá-lo no pêndulo, realizando um dos tipos de processos de eletrização, o contato.  Sem demorar muito, rapidamente desencostar o objeto e tetar encostá-lo novamente no pêndulo, nessa tentativa ele será "empurrado" pelo objeto sem ter encostado no pêndulo. Isso acontece porque eles estarão com os mesmos tipos de carga, hipoteticamente, positivas que se repelem. 
=> Folhas:
  1.  O objeto carregado, hipoteticamente com cargas negativas, será aproximado da bola de papel alumínio que está fora da garrafa no topo do eletroscópio, assim atraindo as cargas positivas para a bola, que se deslocam para lá através do fio de cobre, que está ligado as folhas de papel alumínio dentro da garrafa, estas ficando com cargas negativas e então se repelindo. 
  2.  Iremos primeiramente fazer o mesmo processo da experiência acima, deixando o objeto um tempinho a mais perto da bola de alumínio. Depois de retirar o objeto, as folhas de alumínio ainda irão estar se repelindo, e então vamos conectar o eletroscópio ao fio terra, representado pelo dedo de qualquer integrante do grupo, automaticamente as cargas se neutralizarão, fazendo com que as folhas de alumínio voltem a sua posição normal.

=> A foto abaixo mostra um desenho feito pelo professor em sala, para explicar como realizar as experiências: 



*Os objetos que nosso grupo usou para realizar as experiências foram um pente de cabelo e uma bexiga.
*Como vemos na foto, nosso grupo conseguiu realizar as 4 experiências. Cada uma valia +5 pontos e se o grupo conseguisse realizar todas, ganhavam +5 pontos, obtendo um total de +25 pontos no placar para a competição em sala, que foi o caso do nosso grupo.



terça-feira, 29 de março de 2016

Iniciação Tecnológica - Eletroscópios

Nós fizemos 2 tipos: o eletroscópio de pêndulo e o eletroscópio de folhas.

  • Pêndulo - usamos barbante e folha de papel normal em formato de bolinha bem pequena(facilita na hora da atração), e um pente de capelo e uma régua como objetos para o atrito e realizar a atração.

  • Folhas - usamos uma garrafa PET de 500 ml, fio de cobre e papel alumínio, e o mesmo pente e a mesma régua que usamos no primeiro eletroscópio.
Observação: os eletroscópios detectam se um corpo está ou não carregado, mas ele não diz se as cargas são positivas ou negativas.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

IDESA - Instituto de Ensino Santo Antônio
Grupo 7 - 3º E.M. A

* Gustavo Nápoles, nº 11 (Comitê de Ética);
* Katarina Carrasco, nº 23 (Líder);
* Nádia Abreu, nº 31 (Vice-líder);
* Paola Pierotti, nº 33;