segunda-feira, 30 de maio de 2016

Física Experimental

O Som e suas Características

Um som apresenta sempre 3 características que o distingue de outro som.

  • O Timbre - é a diferença entre, por exemplo, a onda sonora que cada instrumento musical faz ao tocar uma nota Dó.
  • A Altura - é a propriedade que nos permite distinguir os sons agudos dos sons graves; ela está diretamente relacionada com a frequência do som:
*Maior frequência = sons agudos (ou altos);
*Menor frequência = sons graves (ou baixos).
  • A Intensidade - está relacionada com a amplitude da onde sonora e com a quantidade de energia que a fonte sonora transmite ao meio de propagação do som (elas são proporcionais). 
*Maior a Intensidade Sonora = maior a Amplitude e maior a energia transmitida ao meio;
*Menor a Intensidade Sonora = menor a Amplitude e menor a energia transmitida ao meio.


Frequência de Vibração

A frequência da voz em um ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz:
  • Valores próximos de 1100 Hz correspondem aos sons agudos. Por exemplo, em um som com 1100 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 1100 vibrações completas a cada segundo.
  • Valores próximos de 85 Hz correspondem a sons graves. Por exemplo, em um som com 85 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 85 vibrações completas a cada segundo.
A frequência de vibração das pregas é de aproximadamente o dobro de ciclos por segundo em vozes:

*Femininas (200 Hz) - Voz feminina: voz de uma mulher de 26 anos, com frequência fundamental média de 193 Hz;

*Masculinas (100 Hz) - Voz masculina: voz de um homem de 24 anos, com frequência fundamental média de 104 Hz.

-> Referências:
http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_06.html
http://www.voz.fob.usp.br/do/Conteudo_View/42/anatomia_funcional/69/frequencia_de_vibracao/1

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Eletricidade: Corrente elétrica



   A eletricidade é um fenômeno da Física que estuda as cargas elétricas. Isso inclui alguns fenômenos famosos, como relâmpagos, eletricidades, estáticas e correntes elétricas em fios elétricos.
   Contudo vamos falar sobre correntes elétricas:
As corrente elétricas responsáveis pela eletricidade usada por nós.  A corrente é causada pela movimentação de elétrons por um condutor, porém é possível haver corrente por íons positivos e negativos em umas soluções em gases ionizados.   Assim a intensidade média da corrente elétrica em um condutor com o intervalo de tempo Δt, é apresentando como:
  •   I= Q/Δt

  A unidade comum usada é no SI, para medir, a intensidade da corrente em ampère (A). Representada por I, o fluxo das cargas de condução dentro de um material.



Bibliografia:     



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Isaac Newton

   Issac Newton era um cientista, químico, físico, mecânico e matemático, que trabalhavam junto com Leibniz na elaboração de calculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, mas qual se destacou foi à lei da gravidade. Nascido em 1643, mesmo da data da morte de Galileu Galilei (que era físico também), em uma cidade pequena na Inglaterra.
     O tio de Newton percebeu- se do talento diferente, onde convenceu a mãe de Newton a se matricular na escola em Cambridge. Conheceu a menina chamada Storey onde se apaixonou e acabaram ficando noivos antes de progredir no Trinity College. Tinha dezenove anos na época. Apesar de ter sido este primeiro e único amor da sua vida amorosa, ele deixou o trabalho em primeiro plano de vida e o deixou a vida amorosa para segundo plano.
      Newton era uma pessoa muito tranqüilo, dedicado ao trabalho, deixava de alimentar, às vezes deixava de dormi por conta do seu trabalho, conseqüentemente isso levou ao sucesso aos seus trabalhos, pelas pesquisas e investigações experimentais que tinha feito, dentre alguns trabalhos conhecidos que ele fez, podemos citar:
  1. Óptica:

  • Deflexão da luz em um campo gravitacional:
  • O fenômeno da polarização da luz:
  • Conversão de luz e matéria:

  1. 2 As três leis de Newton:

  • Todo corpo em estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado aquele estado por forças imprimidas sobre ele. É também conhecido como principio de inércia:
  • A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é impressa. É também conhecido como principio da dinâmica
  • A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou as ações mutuas de dois corpos um sobre o outro são sempre, iguais e dirigidas à parte opostas. É também conhecido como princípio da ação e reação.   


Os esforços de Newton na área de matemática e das ciências foram extradiordinárias, a maior obra foi para exposição ao sistema do mundo. Newton, que guardava para si as suas extradiordinarias descobertas foi convencido pelo seu amigo a compartilha seus pensamentos.                      


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Magnetismo

   

   Magnetismo são denominação associada aos fenômenos relacionados atração ou repulsão em determinados objetos matérias.  Em determinados corpo são chamados de irmãs.
  Todo ímã tem 2 regiões diferentes que influência magnética se manifesta com maior intensidade. Essas regiões têm um nome chamado de polos do ímã. Onde esses pólos possuem uma repreensão de outros ímãs, e são denominados Norte (N) e Sul (S). 
    Os ímãs e as cargas livres nos condutores transmitem uma corrente elétrica. Denominando pelo campo magnético à perturbação sofrida pelo espaço perto umas dessas fontes magnéticas. Ao encontrar um campo magnético em um meio é feita pela uma influência que exerce sobre uma bússola (prática do magnetismo foi encontrada pelos chineses) ou carga elétrica em movimento. Contudo, poderia dizer que a indução de campo magnético como a força que este exerce perpendicularmente sobre umas cargas encontradas de uma velocidade, também igual a um. Pode-se calcular esta relação em:
  • F = q v x B

  A diferente dos 2 pólos de um ímã nota-se quando as ações que os pólos de um ímã exercem sobre os pólos de outro ímã. Curiosamente, alguns pesquisadores resolveram quebrar um imã ao meio para separar os pólos logo notaram que ao quebrar um imã os pólos iniciais se conservam e no local onde foi quebrado se forma um pólo oposto.
   Para a Terra existe um gigantesco imã onde o pólo norte da Terra é o pólo sul magnético e o pólo sul o norte magnético, ou seja, a Terra é como um ímã gigantesco, cujos pólos magnéticos coincidem de modo aproximado com os de seu eixo de rotação.


Bibliografia: