Iniciação Tecnológica - Eletroscópios
No dia 19 de fevereiro levamos os eletroscópios para a sala e fizemos as experiências pedidas:
=> Pêndulo:
- Atritar um objeto para ele ficar carregado, hipoteticamente, com cargas positivas e assim atrair as cargas contrárias, hipoteticamente negativas, do pêndulo .
- Após atritar o objeto encostá-lo no pêndulo, realizando um dos tipos de processos de eletrização, o contato. Sem demorar muito, rapidamente desencostar o objeto e tetar encostá-lo novamente no pêndulo, nessa tentativa ele será "empurrado" pelo objeto sem ter encostado no pêndulo. Isso acontece porque eles estarão com os mesmos tipos de carga, hipoteticamente, positivas que se repelem.
=> Folhas:
- O objeto carregado, hipoteticamente com cargas negativas, será aproximado da bola de papel alumínio que está fora da garrafa no topo do eletroscópio, assim atraindo as cargas positivas para a bola, que se deslocam para lá através do fio de cobre, que está ligado as folhas de papel alumínio dentro da garrafa, estas ficando com cargas negativas e então se repelindo.
- Iremos primeiramente fazer o mesmo processo da experiência acima, deixando o objeto um tempinho a mais perto da bola de alumínio. Depois de retirar o objeto, as folhas de alumínio ainda irão estar se repelindo, e então vamos conectar o eletroscópio ao fio terra, representado pelo dedo de qualquer integrante do grupo, automaticamente as cargas se neutralizarão, fazendo com que as folhas de alumínio voltem a sua posição normal.
=> A foto abaixo mostra um desenho feito pelo professor em sala, para explicar como realizar as experiências:
*Os objetos que nosso grupo usou para realizar as experiências foram um pente de cabelo e uma bexiga.
*Como vemos na foto, nosso grupo conseguiu realizar as 4 experiências. Cada uma valia +5 pontos e se o grupo conseguisse realizar todas, ganhavam +5 pontos, obtendo um total de +25 pontos no placar para a competição em sala, que foi o caso do nosso grupo.